quarta-feira, 14 de maio de 2014

Frida Seriguela - Hospital Materno Infantil (Juazeiro - BA) - 14/05/2014

Com uma melhor companheira do mundo que nem precisa arregalar muito os olhos para mostrar disponibilidade, pois já nasceu com eles bem abertos, não poderia esperar menos.
Ser monitora pra mim não é nada além do que: Começar de novo. O frio na barriga, a expectativa da primeira atuação e todas as outras coisas que recomeçam toda vez que entro dentro do hospital.
Frida vem amadurecendo e como todo processo de amadurecimento, ele é bem dolorido, há algumas coisas dela que são reflexo das mudanças e escolhas da minha vida (não poderia ser diferente). Uma vez ouvir que ao crescer a gente deveria perder a inocência, mas nunca a ingenuidade. Levei aquilo pra minha vida e cresci desenvolvendo isso como principio. Engraçado disso tudo é que junto com isso, procurei não envergonhar a criança que fui. Frida não está sendo diferente, perder essa inocência vem sendo um processo cada vez mais complicado pra ela, lidar com esse turbilhão de coisas não vem sendo de forma nenhuma fácil. Talvez porque esse processo vai além de puramente ela, esse processo vem sendo de Camila e ela juntinhas, como uma criança que perdeu a mãe cedo e logo teve que se tornar adulto, não houve o direito de "aborrecer", assim vem sendo (Viu Ana e Lisbela? O laço na roupa até ajuda a lembrar que essa mãe existiu, mas não há presença e tudo fica um pouco mais difícil!). Entre trancos e barrancos, consigo me surpreender. Surpreender com que está entre as entrelinhas, surpreender com o que me mantém aqui firme e forte. 
Depois do abraço (desculpem a ausência de diário sobre ele, mas não houve muito o que dizer dele, optei pelo silêncio...) foi a minha primeira atuação, confesso que dei umas fugidas, deixei Frida um pouquinho ali, há algumas dores que ela não precisava sentir. E retomei, e é incrível como essas bolinhas nessa caixinha bem colorida que fica a 4 dedos abaixo do meu umbigo não se balança e corre pro corpo inteiro independente do tempo que ela fica fechada. A energia subiu logo logo, a sede de subir a máscara fez com que ela não demorasse muito, era hora de matar as saudades.


Os braços tremiam, o olhar abriu... E eis-me aqui! Começando os trabalhos, ou melhor, os cuidados.
Atuar com crianças nunca foi meu forte, a experiência no Dom Malam me trouxe muitos aprendizados, talvez porque eu ainda tenho muita dificuldade de lidar com a injustiça que é tê-las ali. 
Mas a atuação foi incrível. A melhor companheira do mundo, com sua timidez e seu jeitinho e sem se dar conta, fez o jogo de Frida que naquele momento mais precisava de monitoria do que ser monitora, subir. Conheci um rapaz que bebia café e disse que tinha na copa, agora só imagine o que é esperar até junho para beber esse bendito café?, fora que ali dentro tinha uma boca de fumo e várias drogas. E pra falar a verdade? Nunca tinha visto tanta gente pequena junto, até perguntei para aquelas mulheres como fazia pra ter um e ai vieram as aulas... Era gostoso, uma disse, precisava de uma máquina, a outra disse (e o resto fica por conta da imaginação de vocês rs), sei que a aula ficou marcada para 23hrs, no novo encontro, com direito a churrasco e cerveja! Pra fechar com chave de ouro, fomos visitar outros pequenos, que eram maiores que o de antes, pois já tinham comido MUITO (E sim, é preciso comer pra crescer!). De pato a boneca, naquele lugar tinha de tudo!
Esquecendo que aquele lugar era o hospital e mesmo com Raimundinha MUITO cansada. Frida voltou!

Que delícia tê-la de volta. Obrigada a minha melhor companheira do mundo, por olhos tão brilhantes e por confiar!
Fora isso... Dedico esse diário a Lisbela, ela, que me deu encontros que se transformam em laços.

Continuemos... Carregando todos esses laços!

3 comentários:

  1. Que lindo Frida!!!
    Tenho acompanhado seus diários, a vida de sua amiga Camila. Tenho visto a cada dia o sorriso estampado em rosto, até mesmo em meio as lágrimas. A cada encontro, a menina interior, se liberta para a vida nos mostrando o quanto é bom viver. Obrigada Frida, por nos mostrar o quanto somos fortes. ;-)

    ResponderExcluir
  2. Sentindo ciumes da julia e da ana nesse momento rs
    Q lindezuraa!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olha, não tenha ciúmes... Seu lugarzinho tá guardado em tudo que Frida é hoje e vários outros diários de bordo!!
      Lindooo!!!

      Excluir