terça-feira, 17 de setembro de 2013

Diário de bordo de Joaquim Marmiteiro - 17/09/13 - HUT

Diário de bordo de Joaquim Marmiteiro - 17/09/13 - HUT Mais uma vez na companhia de Zeca e Pedrita, mas com um diferencial: hoje tínhamos a tutoria de uma tal de Hortência. Essa senhorita, que possui síndrome da personalidade múltipla (já que dizia se chamar Miojita), nos observava atentamente ao longo de toda a visita. E aqui vai uma informação importante dada por ela: existe uma visão exterior ao olhar do clown, que é justamente o olhar de todos ali que não são clown. É difícil ver isso, principalmente quando se é clown. Lembrando que, de vez em quando, eu sou clown; logo é difícil eu perceber esse tipo de acontecimento. É complicado não perceber sutilezas que aos outros não se apresentam tão sutis assim. Muito bom é o crescimento que nos é dado (e de brinde) todas as vezes que temos algum amigo a nos observar, ainda que seja uma violência psicológica o fato de privarmos o amigo em questão de se juntar ao grupo de corpo e máscara. Agradeço a essa moça pelos toques; estou certo de que eles serão de muita utilidade. Quanto aos meus melhores companheiros do mundo, quantos apuros e felicidades! Teve gente que ficou nervoso, mudou o tom de voz, nhã nhã nhã... É. Fui eu. É incontrolável eu conseguir controlar meu lado incontrolável da mesma forma que é eu conseguir fazer raciocínios entendíveis e/ou entender o que se passa ao meu redor ao longo de uma realidade que é para mim incontrolável. A UPI me apresenta novos lados meus: sou meio surdo. E (muito) avoado. Existem pessoas que não veem muito e, por isso, precisam de óculos... Infelizmente, ou felizmente, não acho que exista um modo de consertar essa minha face desentendedora e nonsense.  




Termino me lembrando bem de uma frase que meu irmão sempre me dizia:
"O importante não é ser o melhor, mas melhorar sempre." Esse tem sido
e sempre será meu mais profundo mantra. E tenho certeza de que hoje eu aprendi
um pouco a mais.



Joaquim Marmiteiro!

Um comentário:

  1. É isso ai Marmiteiro! Todos os dias, de pouquinho em pouquinho, vamos aprendendo mais e mais! Brigado por tá ao meu lado, ou melhor, ao lado do Zeca, junto com a Pedrita, ajudando no meu aprendizado!

    ResponderExcluir