segunda-feira, 17 de março de 2014

Vivi Manteiguinha - Dia do Abraço Grátis - 15/03/2014



04:40 da manhã de sábado e eu acordando ao som de Can't Hold Us (Macklemore), o céu ainda escuro, mas a vontade de poder atuar pela primeira vez e o friozinho na barriga inerente a toda essa espera me fizeram ter energia para começar o dia. E lá fui eu, segurando meu cartaz, para a barquinha, também pela primeira vez, cruzar o rio e me aproximar cada vez mais do "camelodromo" e do tão esperado dia do abraço grátis; iriamos nos reunir na casa de Paputcho.


Vestir a roupa de Clown na sua primeira atuação tem um gostinho totalmente diferente, saber que a Vivi Manteiguinha iria aparecer pela primeira vez após seu nascimento. Nós, os novinhos, estávamos todos ali, apreensivos e sem ideia do que iria ocorrer dali pra frente. Teríamos que aprender a nos maquiar, o que não é uma tarefa tão fácil por sinal, e deveríamos acessar a nossa energia guardada na caixinha. Enquanto esperávamos por esse momento, Liz, a nossa grande mentora ao longo de todo o percurso até chegar esse dia, nos dizia para nos jogarmos no vazio, que fizéssimos da queda um passo de dança e o principal que nós deveríamos nos divertir e entrar no jogo. E lá fomos nós a cada contagem subindo cada vez a energia até que em um simples segundo desaparecia a pessoa de todos os dias e emergia a Vivi Manteiguinha. E lá foi a família UPI, ao longo das ruas, nos divertindo e interagindo com aqueles que passavam, tentando passar a nossa alegria ao longo do caminho até o "camelodromo"; estava chegando o momento tão especial.
Então, quando eu sentei para começar a escrever meu diário de bordo do dia do abraço grátis, procurei achar definições de abraço que resumiria muito bem o meu dia de sábado. Uma foi que o abraço é um gesto simples, porém carregado de sentimentos, e eu posso que dizer que os mais variados sentimentos passaram por mim durante todo o momento em que Vivi Manteuiguinha estava atuando. E a outra definição foi uma feita por Cazuza, no qual ele dizia: " Gosto dessa definição: Abraço é o encontro de dois corações". Meu coração se encontrou com tantos outros, tanto aqueles desconhecidos quanto ao coração de toda a minha nova família. Esses corações me fizeram entrar realmente no jogo. Fiz compras com Pietra Fofolete, ela até ganhou um cd de pablo para dançarmos ao som de bilu bilu. Eu, Creuza Carnaval e Kassandra Paçoca lançamos a campanha desencalha esperança, e por sinal, todas arranjamos maridos, a quem demos abraços para sacramentar a união. Joaquim Marmiteiro, Carmelita das Buchadas, Jurema das Pamonhas e eu, a Vivi Manteiguinha, aprendemos a dançar rap com as meninhas mais lindas de todo o "camelodromo" e ganhamos vários abrações, como foi bom. 
E ao final, quando o trem da UPI seguiu seu rumo de volta, sem perder a energia em nenhum momento, me passava pela cabeça toda a manhã, e quão feliz eu estava. E quando retirei o meu nariz, me veio um sentimento de realização, de que enfim a Vivi Manteiguinha está em plena ativa. 


" Hoje eu queria um abraço daqueles que te sufoca de tão apertado e te protege de tudo"

Nenhum comentário:

Postar um comentário