sábado, 15 de março de 2014

Mariqueta Boabunda - Dia do Abraço Grátis - 15/03/2014

Querido diário de bordo,

                Incrível como ainda peno em encontrar palavras que traduzam o que sinto quando saio de alguma coisa que envolva a UPI. Não consigo deixar de me sentir extasiada e incrivelmente feliz por ter encontrado uma família tão linda e acolhedora.
                Hoje foi minha primeira atuação. Acordei sem muita noção do aconteceria, eram 5:30 da manhã e eu estava empolgada (só a UPI para me deixar assim uma hora dessas). Fui para a casa de Paputcho encontrar meus melhores companheiros do mundo, porém fui a primeira a chegar. Tudo lá dentro estava absolutamente lindo, cheio de plaquinhas lindas e coisas que enchiam o peito de alegria! Depois na chegada de alguns, começou a preparação. Éramos cerca de quarenta pessoas, num "apertamento", trocando de roupa, comendo besteiras, passando maquiagem, matando a saudade e vivendo aquele conhecido momento delicioso que só se vive quando estamos todos juntos. E se me perguntarem se lá dentro estava quente como o inferno, digo que não! O ar condicionado era de primeiríssima!
Detalhes do cantinho lindo da nossa preparação!
                Depois que todos se aprontaram e os narizes subiram, descemos para a rua empunhando nossos cartazes de Abraços Gratis. Entre músicas e palhaçadas, caminhamos em direção ao Camelódromo de Juazeiro. Não me canso de lembrar como é lindo e interessante o olhar curioso de cada pessoa que via um bando de palhaços andando no meio da rua. A maioria delas ficava feliz, carros buzinavam, motos paravam, pessoas saiam de suas casas para olhar. Eu tinha a impressão de que algumas dessas pessoas queriam entrar na folia, queriam soltar seu lado palhaço, deixar a vida de lado e seguir cantando e brincando pelas ruas do centro.
"Vem vamos embora, que esperar não é saber. Quem sabe faz a hora, não espera acontecer!"
                Chegamos ao Camelódromo. Não sei como e nem o porquê, mas, ao chegar lá, Mariqueta sabia o que tinha que fazer: não pensar e se jogar! Subiu num banco e anunciou que estavam em uma floresta. Correu! Ficou noiva de Hércules do Encanto, noivado este que seria no dia seguinte, às 5 da manhã. A madrinha deu uma barra de doce de leite, o qual está guardadinho aqui em casa e estou morrendo de pena de abri-lo. É lindo ver as pessoas cedendo ao sorriso e entrando na brincadeira!
                Dentro do Camelódromo, encontramos diversas lojas, inclusive restaurantes. Mariqueta conseguiu que lhe dessem feijoada, arroz, tomatada, farofa, macaxeira e meio litro de refrigerante! Ofereceram-lhe cerveja e caribe à doidado, mas ela Mariqueta é0% álcool. Ainda bem que pelo menos ela é assim! Além disso, ela dançou muito, fez contorcionismo no chão, se viu no futuro, procurou desesperadamente onde poderia comprar camelos (uma vez que ali era o camelódromo), arranjou Santiago Suado de amante, Bartolomeu Barbudo de namorado, tentou roubar o namorado de uma senhora, ajudou a salvar Jamaisvista de Listras de dores no Estrombo, fofocou, ganhou pipoca e bala e, infelizmente, foi-se embora sem dar tchau. 

                Hoje encontrei diversas pessoas, todas tão diferentes umas das outras. É interessante perceber como algumas são extremamente receptivas, outras custam à se entregar e outras permanecem em seu espaço e não nos permitem que cheguemos perto. Algumas coisas ruim aconteceram, como um rapaz que assediou uma de minhas melhores companheiras, e uns policiais que nos questionaram coisas desnecessárias, quase nos tirando de nossos clowns. A maioria de minhas experiências, entretanto, foram extremamente satisfatórias, saí de lá com o espírito lavado e a alma feliz.
                Mais do que nunca, percebo que Mariqueta Boabunda carrega, de fato, as melhores partes de mim. Ela fala com todo mundo, abraça todo mundo, sorri, conversa, não se importa na situação de seus trajes, cabelo, português. Ela tem essa coisa incrível que a impede de sentir vergonha de coisas que eu jamais faria em público (mas secretamente sempre quis fazer). Fico extremamente gratificada quando percebo que, além de me fazer feliz, essa palhacinha está fazendo bem para outras pessoas, espalhando sorrisos por aí, comprando os jogos, dizendo SIM!

Carla Araújo, melhor conhecida como Mariqueta Boabunda.

2 comentários:

  1. Menina animada do abraço apertado... Energia positiva assim, logo cedo, deixa a gente com a bateria carregada de alegria. Foi um prazer receber a você e seus companheirinhos no lar do papagaio. Que a luz desses olhares encantadores e esses sorrisos cativantes continuem a espalhar a felicidade por aí. Xêro nos ói!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hahahaha Muito obrigada! E obrigada pelo origami lindo, tá guardado aqui no meu quarto até hoje
      /Carla

      Excluir