segunda-feira, 21 de julho de 2014

Esperança Sambacanção - Dom Malan - 18 de Julho de 2014.



“Um sorriso pode mudar seu dia. Um xero” 
       Dizia mais ou menos assim o recado que deixamos no balcão da enfermeira da oncologia. O clima do lugar estava pesado, as duas profissionais responsáveis por aquela área estavam claramente cansadas e sobrecarregadas, o dia parecia ter sido cheio e dentre tantos problemas nossa presença ali parecia inútil, ninguém me olhava nos olhos por mais que eu buscasse, e pareciam ter coisas mais importantes pra se dá atenção do que a palhaços que fazem mímica e animam crianças.
        O foco não era a gente, o foco não era o amor, ou o encontro que estávamos propondo ali. Foi difícil pra mim, foi difícil voltar aquele lugar que outrora me desestruturou tanto, e mais uma vez voltar mal recebido. Gled, mais do que Esperança, parece um pouco com Renato Russo quando ele canta: “Sempre precisei de um pouco de atenção...” chegar e não ser visto, mesmo que eu esteja com um nariz vermelho, lag verde e samba canção, me dói. É duro pra mim. Mas talvez uma terapia me ajude...
       Mesmo não sendo visto, eu e minhas companheiros procuramos enxergar; fizemos nosso recado, correndo pra não ser visto, e saímos dali. Plantamos nossa semente, só que não sabemos se irão regar ou se irão colher, essa parte não nos diz respeito. É preciso aceitar o ritmo de vida de cada um, é preciso ter cuidado com a história do outro e tudo que ele carrega. Cuidado, cuidado, cuidar... Sinceramente achei que era mais fácil.
       A Frufruta (Jully), que esteve conosco nesse momento, só quero pedir uma coisa; mantém a essência do teu nome, amadurece sem perder tua essência, não deixa de levem o Doce de Frufruta embora, e olha, vão tentar viu? Boa sorte pra você, boa sorte gente.

Núcleo do dia: “Telegrama, dizendo nego sinta-se feliz.”

Um comentário: