sábado, 12 de abril de 2014

Lupita Toin-oin-oin – Semana Nacional de Humanização do SUS – de 7 a 11 de abril de 2014

Que semana incrível, cheia de momentos maravilhosos. Na segunda, logo cedinho, estávamos lá na Praça da Misericórdia, arrumando a nossa linda exposição (com aqueles varais incríveis repletos de imagens marcantes). Ao longo do dia fomos apresentando o nosso trabalho, e era gratificante ver nos olhos do outro o interesse em conhecer aquele pedacinho de nós (a nossa UPI) e sem falar dos elogios que recebemos e incentivos para seguirmos adiante. Nessa manhã linda e nublada também pude ser mais uma espectadora da bela atuação de Mariqueta, Rosinha, Pedrinho, Zefinha e Frufruta. Vi jogos legais, momentos peculiares, cenas de brilharem o olhar. Quando a tarde, era momento de Lupita se fazer presente, e ela não hesitou em estar ali. Junto com Zeca, Zefinha e Miojita, eles saíram distribuindo olhares, encontros e abraços. Nessa tarde, Toin-oin-oin conheceu Onix, um menino lindo e encantador que se deixava seduzir a todo momento por aquela magia proporcionada pelo mundo clownesco. E nós corremos, pulamos, brincamos, muitas diversões. Naquela tarde também conhecemos dois vendedores de picolés hilários, que o seu maior sonho é ganhar no ‘Vale da sorte’ para ter muitas mulheres; inclusive, o apelido de um deles é Barão (pai de jogador, cantor e ator). Conversa vai, conversa vem, Lupita e Zefinha acabaram ganhando dois picolés (que estavam uma delícia...hum!) E muitos outros momentos rolaram: casamentos feitos e desfeitos, muitos outros abraços e etc.
                No outro dia (terça) pela manhã, depois de uma intensa e volumosa chuva, não podemos estar na praça. Mesmo assim eu fui La, e confirmei essa impossibilidade. Pela falta da internet, perdi-me dos meus companheiros, quando depois eu soube que eles estavam na Maternidade atuando. O sol insistia em se fazer presente e então possibilitou o nosso retorno para a praça, onde Lupita se faria mais uma vez presente. E foi uma atuação incrível. Estávamos lá eu (Toin-oin-oin), Hércules, Rosinha, Mariqueta, Zefinha e Magali. Toin-oin-oin e Mariqueta (sua melhor companheira do mundo) embarcaram em um universo rico em magia. Conheceram um simpático senhor que a princípio parecia esconder balas quando na verdade ele dizia ser remédios para a diabetes... “DIA-BETES? Por quê? Ela só se manifesta ao DIA?” – E ele respondia: “Não,é de dia e de noite!” E nós: “Mas o nome está errado, deveria ser DIA-NOITE-BETES!”(kkkk) E ficaram nessa indagação por um bom tempo. Em um outro momento, aproximamos de outro senhor que dizia ser da reciclagem. Logo nos perguntou de onde éramos, e ao retribuir a pergunta, ele nos confessou ser de outro planeta (As Arábias). E então perguntamos se lá tinha tapete voador e se ele nos ensinaria a pilotar um. E eis que nos rendemos à magia, e voamos nos nossos incríveis tapetes (feitos de caixa de papelão desmontada). E nossa tarde teve muitas outras emoções.
Foram duas tardes de atuações encantadoras e apaixonantes! Mesmo que Toin-oin-oin estivesse em um espaço aberto que a intimida um pouco. Mas lá estava ela satisfeita e radiante.
Na quarta aconteceu a construção do Jardim do Cuidado na Maternidade de Juazeiro. E lá estávamos novamente , mas dessa vez com a mão na massa, ops, digo, na terra. Catamos pedras, cavamos buracos, plantamos, separamos pedras (as vermelhas das brancas), arrancamos gramas mortas, podamos. E recebemos uma grande ajuda que veio do Seu José, que fez boa parte desse trabalho. Muito obrigado, Seu José! Aquele jardim hoje é mais lindo graças ao empenho de tantas mãos firmes e cheias de vontades! Agora faltam os bancos para podermos apresentá-lo à comunidade. E se regarmos com muita água, amor e carinho, este se tornará um refúgio encantador, tranquilo e sereno.
Na quinta, não participei, pois era um reencontro de um curso que já havia acontecido em um momento anterior.
Mas, sexta, estávamos todos lá para uma roda de conversa sobre/com as Doulas. Tivemos a oportunidade de conhecer um pouco mais de um belo trabalho voluntário, com direito a fortes emoções que iam de risos a lágrimas. Conhecemos mais o parto humanizado e as lindezas que são as ações da Maternidade (Fabíola encantou a todos *-* ).
E aqui quero deixar o meu agradecimento a todos que se empenharam para fazer dessa semana mais humana, deixando um pouquinho do seu suor, abdicando de horas a menos de sono, contribuindo com o seu sorriso, dando a oportunidade de se encontrar e ser encontrado, ratificando o que há de família na nossa UPI. E agradeço a todos aqueles que nos permitiram mostrar um pouquinho de nós. Que essa árvore dê muitos galhos e sementes!

Nenhum comentário:

Postar um comentário