quinta-feira, 22 de setembro de 2011

Chico Esticado, 11.09.2011

Esse foi um dia complexamente estranho. No aniversário de um dos maiores ataques terroristas e que fez o mundo inteiro chorar, pela primeira vez Chico Esticado apareceria em público com a missão de alegrar o dia de pessoas desconhecidas com um “simples” abraço. Fui até o shopping e encontrei com meus amigos em roupas coloridas e chamativas. Fiquei meio receoso e sem graça, pois as minhas roupas eram fruto de um grande improviso, mas com o apoio de meus companheiros, os melhores companheiros do mundo, decidi ir adiante com aquela coisa doida. Aos poucos, durante um exercício metafísico de alta energia corpórea, todo o bando foi sumindo, dando lugar a umas pessoas malucas, legais e malucas. Eu também saí e, então, Chico apareceu. Foi aí que os narizes vermelhos deixaram o banheiro para desbravar um novo mundo. E começou a interação com aquelas pessoas que olhavam desconfiadas, com aquelas crianças que seguravam o riso e se escondiam por trás das mães e com aquelas pessoas que liam os cartazes e se perguntavam: “Abraços grátis, é?”. Chico estava meio tímido no início, mas de pouquinho em pouquinho a vergonha ia se esvairando com uns sorrisos avulsos que surgia nos rostos das pessoas. A cada abraço dado, Chico ia se esticando cada vez mais por dentro. Havia alguns momentos estranhos, como aqueles em que uns olhavam e liam os cartazes e sentiam vontade de abraçar, mas ficavam apenas na iminência da ação e tinham aquela expressão de “Será que eu vou?”. E numa conversa não verbal e facial, Chico respondia: “Venha amigo!”. Momentos marcantes foram aqueles abraços com amigos que compareceram aquele dia especial. Momento inusitado foi aquele em que uma mulher muito bem humorada e feliz ensinou Chico e Jujuba a abraçar. “Você tem que encaixar de verdade, para que os corações fiquem pertinhos, frente a frente”- ela disse. Momentos emocionantes foram aqueles abraços apertados com as crianças e adultos. Momento engraçado aquele em que todos se juntaram para cantar ‘Parabéns’ e abraçar a aniversariante do dia que desfrutava a refeição com sua família. Momentos impagáveis foram aqueles em que as pessoas sorriam um sorriso largo e diziam “Continuem com esse trabalho fantástico!”. “É uma intensa troca de energia.” – proclamou um senhor com sua netinha ao lado. Todos foram momentos altamente mágicos; com o poder de fazer esquecer os problemas, de florescer toda a beleza do mundo, de fazer uma pessoa mais feliz e se fazer mais feliz. E foi um momento muito angustiante aquele em que todos se uniram e subiram no trem para partir. Chico foi-se embora pela ventilação do banheiro, deixando-me com uma demonstração maravilhosa da natureza humana de sorrir e com um gostinho de quero-mais no coração. O que me alegra é saber que Chico voltará, e que até sua próxima aparição, ele permanecerá na memória das pessoas abraçadas, e da minha também.

Nenhum comentário:

Postar um comentário