terça-feira, 10 de março de 2015

FAQ UPI



O que é a UPI?
A Unidade de Palhaçada Intensiva é um projeto de humanização hospitalar que enxerga que o ser humano merece cuidado para além das suas enfermidades físicas. Para nós também é muito importante cuidar do lado emocional do paciente e familiares e quebrar o ambiente rígido e frio do hospital. Para nós é importante encontrar o outro, não apenas no sentido de estar no mesmo ambiente físico mas no sentido de realmente desenvolver uma ligação com ele; A UPI não é somente fazer rir, a UPI trata principalmente desse encontro e o riso é uma das consequências dele.      

Como surgiu a UPI?
A UPI, nascida em 2011, é um projeto de extensão vinculado à UNIVASF, criado por grande esforço e dedicação de estudantes e professoras na Universidade.

O que é o palhaço?
Simbolizado pela dilatação dos aspectos, ingênuos, puros e humanos, portanto ‘estúpidos’ do nosso próprio ser, está o clown (nome em inglês para palhaço). O palhaço não é um personagem, não tem script, não tem roteiro. O palhaço somos nós mesmos, num estado de prontidão, que nos permite expressar as nossas potências e fragilidades. Para isto, passamos por uma oficina de formação para desenvolver as ferramentas necessárias para as atuações.

Quem pode participar?
Para participar da UPI, é preciso ser estudante dos cursos de medicina, enfermagem, farmácia ou psicologia. Pode ser quem está entrando agora ou quem já conhece a Univasf de outros carnavais, todo mundo é bem-vindo!               

Como são as atividades?
Há reuniões quinzenais com todos os integrantes do projeto e atuações semanais. A atuação, que é como chamamos a nossa intervenção no hospital, normalmente é feita em duplas ou trios em 3 hospitais da região: o nosso hospital de ensino, o HUT, o Hospital Dom Malan e a Maternidade de Juazeiro. Focamos principalmente nos pacientes e acompanhantes, mas frequentemente há interação também com os profissionais de saúde do local e também com pessoas que não estão envolvidas diretamente com o processo saúde-doença, como por exemplo os profissionais técnico-administrativos. É possível acompanhar a experiência de cada palhaça e palhaço no nosso blog.

Mas eu tenho perfil?
Para nós, o que é importante é ter o coração aberto. O hospital pode ser um ambiente hostil e opressor para quem está internado. Cada interação com cada pessoa é diferente, e para isto é fundamental ler cada pessoa, ler cada ambiente. Ao contrário do que se possa imaginar, para ser palhaço na UPI não é obrigatório ser engraçado ou extrovertido. O que precisa é querer encontrar outro ser humano, é se conectar com outro ser humano. O que precisa é estar aberto ao que surge desse encontro e ao que o outro tem a oferecer. Cada palhaço é de um jeito, e todos são importantes. Se você se acha tímido, mais reservado ou não se acha engraçado, não tem problema! Aqui na UPI tem lugar pra você também!

Por que fazer?
É bom fazer se você acredita na humanização dos ambientes hospitalares e dos profissionais de saúde. É bom fazer se você quer mudar um pouco essa realidade. É bom fazer porque é uma grande experiência pessoal e acadêmica. É bom pro outro e bom pra gente.

Quais espaços nós ocupamos?
A UPI, além do setor hospitalar, já marcou presença em eventos que pautam Saúde pública, como a Semana do Bebê, em Juazeiro, em edições do Encontro Nordestino de Práticas Complementares no SUS, durante o Fórum Antimanicomial, dentre outros; por acreditar na Humanização do SUS, na sua construção por meio do contato, do encontro, do estabelecimento de relações. Além disso, há o Congresso “Saúde, Cultura e Arte”, do qual membros nossos participam há alguns anos e onde apresentamos trabalhos científicos sobre a nossa atuação na região e os diversos impactos que ela tem causado. Este congresso também envolve formação, oficinas, rodas de conversa. Em 2015, sediaremos a 6ª Edição, mostrando, através do contato, dos olhares mais brilhantes e dos corações mais abertos, o calor do pessoal aqui do Vale a outros clowns do Brasil!

Nenhum comentário:

Postar um comentário