sexta-feira, 22 de novembro de 2013

Joaquim Marmiteiro - Atuação no HUT – Sala Verde – 19/11/2013

Cansaço: s. m. que exprime deterioramento físico. No meu caso, foi essa a palavra que me caracterizava antes do momento da volta das minhas atuações pela UPI. Após a visita ao hospital, o cansaço incrivelmente esvaiu-se e se transformou em uma aura de leveza e de vibrações positivas.

Fiquei um bom tempo sem atuar, algo como um mês e meio. E já não via a hora de voltar à ativa. O curso de aprofundamento em clown que foi ministrado a mim e a alguns dos meus outros companheiros meus acabou por instigar uma vontade urgente de vestir a máscara vermelha uma vez mais.

Agora, minhas companheiras de atuação são a Carol Raquel e a Bruna. Por problemas técnicos, apenas a Carol Raquel atuou comigo. Ela havia me dito que não tinha tanta prática em atuar com não-crianças e ficou a apresentação da minha conduta – também inexperiente -  sobre como se portar com esse tipo de público ficou como uma responsabilidade saudável a mim designada. Eu também tinha meus receios: eu atuaria na sala verde do HUT, um local conhecido pelo grande número de pessoas com olhares fixos nos clowns. 
Apesar de eu também ficar um pouco nervoso, posso dizer que nos saímos bem perante a insegurança mútua que em nós residia. E uma coisa tenho a dizer: que melhor companheira do mundo é ela! Dona de vários olhares e de uma meiguice deslumbrante, ela conseguiu cativar tudo e todos. Espero ter conseguido acompanhá-la com seu carisma ofuscante.

Um pouco mais maduro, e colocando em prática aprendizados do aprofundamento em clown, consigo agora perceber pelo olhar dos pacientes aqueles que melhor estão dispostos e aqueles que não. E isso é ótimo.


E como foi bom voltar a ajudar quem precisa de um pouco de descontração, de atenção e de carinho. Acredito que assim, e pouco a pouco, fazemos deste mundo um lugar mais acolhedor.


Joaquim Marmiteiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário