sábado, 20 de agosto de 2011

Seleção e Formação


A UPI será realizada por alunos da graduação da Fundação Universidade Federal do Vale do São Francisco, capacitados previamente em uma Oficina de Iniciação e Aprofundamento em Técnicas de Clown com duração de 48 horas e aptos a desenvolver ações no ambiente hospitalar. Os aspectos técnicos são revistos e aprofundados mensalmente.

Nessa lógica, os alunos trabalharão em trios ou duplas e se vestirão, de acordo com a personalidade de seus clowns, sempre respeitando as dinâmicas hospitalares, sobretudo nas enfermarias e as condições de higienização pré-estabelecidas em cada sertor. Neste, a intervenção acontece “em blocos” e não leito a leito, o que permite maior socialização dos pacientes durante as visitas. Brinquedos e instrumentos musicais também farão parte das ações pleiteadas.

Assim, através de sofisticadas metodologias, que vem sendo chamadas de ‘Humanização Baseada em Evidências’, o projeto propõe, através de manifestações artístico-lúdicas, oferecer ao futuro profissional de saúde uma série de insights que o farão refletir sobre inúmeros aspectos do cuidar: desde os amplos como o significado da morte e como lidar com ela, até os mais específicos, como a reestruturação de um sistema de saúde doente, o que requer uma verdadeira revolução, menos pacífica e silenciosa, da humanização da saúde.

____________________________________________________________UPI

3 comentários: