sábado, 20 de agosto de 2011

Quem somos


O projeto Unidade de Palhaçada Intensiva (UPI) é baseado no já consagrado projeto transnacional Palhaçoterapia, que conta com o apoio da IFMSA – Brazil (International Federation of Medical Students’ Associations). O projeto tem por principal objetivo a busca da humanização na formação de novos profissionais de Saúde, ou seja, impactar positivamente a qualificação da prática dos futuros médicos, enfermeiros, psicólogos e outros estudantes da UNIVASF que nele se inserirem. 

O grupo atuará sobretudo no ambiente hospitalar, visando estabelecer uma aproximação com pacientes hospitalizados, acompanhantes e profissionais de saúde, bem como com o saber médico e suas rotinas baseando-se em técnicas artísticas circenses e teatro clown. Para isso, é importante ensinar os estudantes, sobretudo os da área de saúde, a aplicar as técnicas do clown diante da doença e da morte, não por superficialidade ou indiferença, mas para se construir uma relação de empatia com o paciente e ajudá-lo na difícil tarefa de lutar pela vida. É por isso que os estudantes de saúde (Medicina, Enfermagem e Psicologia, entre outros) devem ser os primeiros a, como voluntários, entrarem nas enfermarias com um nariz vermelho, buscando sorrisos, oferecendo conforto e dando novos significados ao ambiente hospitalar. 

A UPI traz então a possibilidade de promover mudanças num mundo carente de risadas e abraços sendo, ao mesmo tempo, um meio poderoso de transformação interior, permitindo a estudantes e professores serem profissionais de saúde e educadores melhores no futuro, agindo como pessoas melhores no presente. 

Humanizar no contexto da Saúde é, antes de tudo, permitir que se encontre na prática os reais significados de ser realmente humano.

____________________________________________________________UPI

Nenhum comentário:

Postar um comentário