"Jeca Pateta"
"Jeca Pateta"
É preciso ser leve, é preciso sentir e retribuir alegria. O sorriso contagia!
Hoje o passeio com os meus primos Jeca Pateta e Kamehana foi mágico! montamos um show e o ingresso é apenas 2 reais!!! fofocamos um cadinho 😜 e resolvemos passar um spray removedor em tudo aquilo que há de negativo SHHHHH...
LIMPA LIMPA TUDOOO!
Estrela (Gilberto Gil)
Há de surgir
Uma estrela no céu
Cada vez que ocê sorrir
Há de apagar
Uma estrela no céu
Cada vez que ocê chorar
Do contrário também
Bem que pode acontecer
De uma estrela brilhar
Quando a lágrima cair
Ou então
De uma estrela cadente
Se jogar
Só pra vê essa flor do seu sorriso se abrir.
Oii diário! Hoje o trem fez mais uma parada! Tião Longe do Chão resolver vir novamente comigo e a Ju do Caju, além disso, nossa prima Lêska Carnavalesca também veiooo.
Logo no começo da nossa aventura, descobrimos um hóspede que tinha super poderes, sua filha disse que ele era muito forte, tinha o poder do vigor, nada parava ele, mas agora ele resolveu ficar dormindo por um tempinho na cama do hotel. Ela disse que a mãe dela também tinha poderes, o poder da juventude! Ficamos boquiabertos, daí ela nos mostrou umas fotografias, parece mesmo que a mãe dela tem a fórmula da juventude. É uma família cheia de super poderes, essa filha é muito sortuda e acho que os poderes de força do pai passaram pra ela também.
A aventura foi ótima, meus primos são maravilhosos 💜
“Quero ser o teu amigo. Nem demais nem de menos.
Nem tão longe nem tão perto.
Na medida mais precisa que eu puder.
Mas amar-te sem medida e ficar na tua vida,
Da maneira mais discreta que eu souber.
Sem tirar-te a liberdade, sem jamais te sufocar.
Sem forçar tua vontade.
Sem falar quando for hora de calar.
E sem calar quando for hora de falar.
Nem ausente, nem presente por demais.
Simplesmente, calmamente, ser-te paz.
É bonito ser amigo, mas, confesso, é tão difícil aprender!
E por isso eu te suplico paciência.
Vou encher este teu rosto de lembranças,
Dá-me tempo de acertar nossas distâncias…”
"Fernando Pessoa"
´´É SOBRE ISSO...
Eu e minha amiga Edilete Empreguete encaramos um desafio, nossa primeira atuação SOZINHAS! sem uma velhinha para nos guiar. Numa mistura de nervosismo, ansiedade e positividade, FOMOS! E foi extremamente encantador. Durante todo passeio nos divertimos, tivemos conversas gostosas e boas risadas. Dizem que quem canta seus males espanta e foi isso que sentimos quando entramos em um dos quartos e encontramos uma senhorinha inicialmente descansando com o seu tapa olho para cobrir toda aquela luz do local, fomos muito bem recebidas com um abraço a distância e durante nossa conversa, ela nos disse que amava cantar e dançar, então assim fizemos, enquanto ela cantava lindamente, nós fazíamos pequenos passos sincronizados e rapidamente a magia da música e da arte adentrou nesse quarto, sua filha, nós, e até a outra paciente cantou! houve uma troca de energia que nos fez bem e definitivamente mudou nosso dia, ali percebemos o impacto e o poder do nosso projeto, TUDO VALE A PENA NO FINAL. Obrigadaaa e até a próxima. :) 💖
Hoje tivemos nossa primeira atuação sem nossa velhinha suprema e, rapaz, eu estava quase como um pinscher (me tremendo toda). Antes de finalmente começar, minha adorável companheira, Lêska Carnavalesca, me garantiu que tudo daria certo e olha que perguntei muitas vezes. Encontrar com os hóspedes hoje foi muito diferente, parecia que eu tinha começado novamente e, de certa forma, foi exatamente isso. A pequena Edi renasceu neste encontro. Os contatos sempre mexem muito comigo, seja por me sentir angustiada pelo outro, seja pelos sorrisos que vejo, seja pela animação que sinto, seja pela forma que sou recepcionada… enfim, pura e constante afetação. E hoje essa mobilização atingiu outro nível, eu me senti tão emocionada, tocada, abraçada… Conhecemos uma linda senhora, provavelmente uma das melhores hóspedes deste hotel, que com os olhinhos tapados com um pano rosa, ergueu-se para cantar e nos encantar. Ela quis cantar um louvor. No início nós só dançamos um pouco acompanhando sua adorável voz, mas finalmente reconhecemos a canção e fez muito, muito sentido. Não só para nós, mas para ela também. Ela repetiu o refrão com adoração, certo clamor, ela queria aquelas palavras para si.
“O mundo pode até fazer você chorar
Mas Deus te quer sorrindo”
Todas as pessoas no quarto foram tão mobilizadas quanto nós. Foi lindo, foi puro. E eu, que estava tão nervosa a princípio, percebi o sentido da minha presença ali, reafirmando o mantra que me trouxe até aqui: é no afeto que me faço ♡.
E aí, diário, hoje a nossa prima Leska Carnavalesca veio passear com a gente e o Tião Longe do Chão resolveu voltar.
A viagem começou com a gente trancados em um vagão desconhecido, mas graças a super inteligência da Pinkes Kilo a gente rapidinho conseguiu saiu de lá e aí paramos no nosso ponto de costume, estação 1° andar HU.
Nossa viagem foi intensa, reencontramos alguns hóspedes que vieram passar mais uns dias de férias e conhecemos várias pessoas novas. Uma delas me marcou muito e eu não podia deixar de registrar… era mais uma filha que cuidava do pai ( aproveitamos e até fizemos o convite para a festa que iremos fazer para os filhos que cuidam dos pais), uma moça muito educada e simpática, nos contou que seu pai era famoso, muito trabalhador e que a força era seu superpoder; também nos apresentou sua mãe, que não estava lá, mas ela usou seu tijolo brilhante para nos mostrar uma foto, ela também tinha um superpoder, que era o da juventude ( muito nova, foi difícil até de acreditar que era a mãe dela mesmo!!!) Ficamos impressionados com essa família e perguntamos qual era o superpoder da filha, aí ela disse que não tinha, mas, sabe diário, nisso eu tive que discordar… eu acredito que ela tem um superpoder sim só não percebia e o dela era o da esperança: esperança da recuperação do pai, esperança de dias melhores, esperança em pessoas boas. Seu superpoder era tanto que acho que todos nós saímos dali com um pouquinho mais de esperança e assim seguimos para conhecer mais pessoas na jornada.
Passeamos mais um pouco até a hora da chegada do trem. Até a próxima parada!
Com amor, Ju do Caju 🧡
Primeira vez de narizes novos!!!!!!!
Na nossa caminhada matinal pelos andares do luxuoso spa e resort onde vivemos, encontramos uma hóspede que se transformava em onça que nem a da novela para poder fugir, porque, segundo ela, as acomodações não estavam muito do agrado. A gente tem que falar com o dono de tudo isso mesmo hein porque além disso em todos os quartos que passeamos nenhum dos hóspedes queria nos contar as fofocas e nem nos dar um tiquinho dos lanches
Mas isso não importa muito, sabia? Porque no final das contas nos conhecemos vários super heróis. Tinha o super choque que saia choque pela mão por conta de uma lâmpada muito poderosa, tinha o amigo íntimo de Druta que Mara Carrara viu construir uma ponte aí com as próprias mãos! Tinham também vários anjos da guarda que guardavam o sono dos outros e eu preciso admitir que os anjos da guarda são muito profissionais mesmo porque era cada sono lá…
A gente também planejou fugas, né?! Porque é isso que a gente mais gosta de fazer, mas vocês acreditam que o seu Roque já havia planejado a dele muuuuuito antes de nós? Ele já tinha a hora certa de fugir e tava todo feliz pra voltar para a Filadélfia dos feijões que agora nem tem mais feijão, mas que continua sendo a Filadélfia dos feijões assim mesmo. Ele disse que a gente podia pegar carona com ele para ir visitar a cidade, mas achamos melhor ir no nosso trem porque tem mais espaço, só que antes disso encontramos de novo a famosa filha da menina que na verdade são primas mas nem são da mesma família passeando pelos corredores do spa. ela estava muito feliz com o passeio e nós ficamos também!
A última atuação do ano foi com minhas primas Conceição Abdução, Mara Carrara e Gema Jurema <333333333 encontramos a Juma do Pantanal, mas ela tava sem a sua espingarda, o Super Choque que acabou de receber poderes através de um acidente envolvendo tecnologia (como vários outros heróis), mas que não quer ser herói, rejeitando seu destino! Vários fiscais de sono também tavam nesse dia, e anjos da guarda também. O Rei do Feijão da cidade do feijão também marcou presença e já tava com a fuga daquele lugar agendada, distribuindo tanta fofura enquanto conversava com a gente :') espero que ele tenha voltado bem pra sua terrinha e pra sua deusinha <3
O que é, o que é?
Eu fico com a pureza
Da resposta das crianças
É a vida, é bonita
E é bonita
Viver e não ter a vergonha
De ser feliz
Cantar, e cantar, e cantar
A beleza de ser um eterno aprendiz
Ah, meu Deus!
Eu sei, eu sei
Que a vida devia ser bem melhor
E será!
Mas isso não impede
Que eu repita
É bonita, é bonita
E é bonita
Viver e não ter a vergonha
De ser feliz
Cantar, e cantar, e cantar
A beleza de ser um eterno aprendiz
Ah, meu Deus!
Eu sei, eu sei
Que a vida devia ser bem melhor
E será!
Mas isso não impede
Que eu repita
É bonita, é bonita
E é bonita
E a vida, e a vida o que é?
Diga lá, meu irmão
Ela é a batida de um coração
Ela é uma doce ilusão
Êh! Ôh!
E a vida
Ela é maravilha ou é sofrimento?
Ela é alegria ou lamento?
O que é? O que é, meu irmão?
Há quem fale que a vida da gente
É um nada no mundo
É uma gota, é um tempo
Que nem dá um segundo
Há quem fale que é um divino
Mistério profundo
É o sopro do criador
Numa atitude repleta de amor
Você diz que é luta e prazer
Ele diz que a vida é viver
Ela diz que melhor é morrer
Pois amada não é e o verbo é sofrer
Eu só sei que confio na moça
E na moça eu ponho a força da fé
Somos nós que fazemos a vida
Como der, ou puder, ou quiser
Sempre desejada
Por mais que esteja errada
Ninguém quer a morte
Só saúde e sorte
E a pergunta roda
E a cabeça agita
Eu fico com a pureza
Da resposta das crianças
É a vida, é bonita
E é bonita
Viver e não ter a vergonha
De ser feliz
Cantar, e cantar, e cantar
A beleza de ser um eterno aprendiz
Ah, meu Deus!
Eu sei, eu sei
Que a vida devia ser bem melhor
E será!
Mas isso não impede
Que eu repita
É bonita, é bonita
E é bonita
Viver e não ter a vergonha
De ser feliz
Cantar, e cantar, e cantar
A beleza de ser um eterno aprendiz
Ah, meu Deus!
Eu sei, eu sei
Que a vida devia ser bem melhor
E será!
Mas isso não impede
Que eu repita
É bonita, é bonita
E é bonita
Viver e não ter a vergonha
De ser feliz
Cantar, e cantar, e cantar
A beleza de ser um eterno aprendiz
Ah, meu Deus!
Eu sei, eu sei
Que a vida devia ser bem melhor
E será!
Mas isso não impede
Que eu repita
É bonita, é bonita
E é bonita
Viver e não ter a vergonha
De ser feliz.
"Gonzaguinha"
Cada experiência que a UPI nos permite viver é complexa de se relatar por meio da construção desse diário, pois toda as vezes que entramos no HU não saímos da mesma forma, é uma verdadeira transformação (reflito sobre questões que envolvem a essência do ser humano), coisas que refletem o sentido da vida. Nesse contexto, escolhi a música (O que é, o que é?) para mostrar uma das reflexões, diante da última atuação, sobre qual o sentido da vida e o porquê das pessoas encontrarem sentido nela. Assim é atuar na UPI, um turbilhão de questionamentos que nos aproxima cada vez mais da essência do ser humano.
Alô, Alô Marciano
Ultimamente ando em uma correria maluca, e meio que não tô tendo muito tempo para nada. Então hoje serei bem sucinta e organizarei em tópicos tudo o que rolou nessa atuação que ouso dizer que FOI PERFEITA.
Volteeei, querido diário, e, dessa vez, foi só com Pinkes Kilo, como já somos mais crescidas agora fomos liberadas pra vir sem o Tião Longe do Chão, que preferiu ficar descansando. E, pra fazer jus ao dia das meninas, subimos a energia ao som de “Girls Just Want To Have Fun” 🙈 💖
Ouro na orelha, transporte chamado topique, cavernas com esmeraldas, uvas e vinhos e a terra dos que dormem e mentem... Essa aventura foi cheia de coisas novas. Conhecemos muitas pessoas e viajamos por diversos locais, mesmo sem sair do Grande Hotel HU. Foi simplesmente incrível. Tudo continua sendo incrível.
Oiii Diário!
Querido diário, hoje Ju do Caju e eu fomos passear sem o Tião Longe do Chão, ele ficou em casa dormindo. Mas a gente conseguiu pegar o trem sozinhas e foi muito bom!
Nas nossas andadas, Ju do Caju e eu percebemos que haviam muitas filhas de pais e muitas filhas de mães, cuidando dos seus pais e mães. Daí a gente teve uma brilhante ideia: vamos fazer uma festa com as filhas de pais e filhas de mães. Vai ter bolo de qualquer coisa e bolo de macaxeira, sugestões dos convidados. Para as filhas que não estiverem presentes, vamos mandar um pedaço do bolo. Paramos pra conversar com as muitas Graças, que deram a ideia de acrescentar várias coisas ao bolo, segue a lista:
- Amor
- Carinho
- Respeito
- Bênçãos
- e outras coisas que esqueci 😅
Ju e eu vamos procurar todos esses ingredientes e fazer os bolos, que vão ter o tamanho de 4 pessoas formando um círculo, foi assim que medimos o tamanho com as muitas Graças.
Aconteceu outra coisa, nós vimos uma janela bem grande e Ju disse que dava pra ver o mundo todo dali, daí eu perguntei pra ela se existiam outros mundos. Eu disse que achava que sim, mas ela disse que não, porque ela nunca tinha visto, então não acreditava 🤷♀️
Então perguntamos a todos o que eles achavam, alguns achavam que sim e outros não. Sei que até chamaram a Ju de Tomé, ficamos sem entender o porquê, depois explicaram que esse Tomé (eu achava que era aquele que sujou o pé) só acredita nas coisas quando vê. Acho que a Ju é bem Tomé então 🤭
Falaram mais, disseram que Tomé era um discípulo (palavra difícil) de Jesus, também não conhecíamos Jesus, aí explicaram quem era. Pelo que disseram, achei um cara gente boa e muito inteligente!
Saímos de lá impressionadas, quantas coisas essas pessoas sabem, são uns sabe-tudo, gosto de aprender com eles.
Oi diário, tudo bem?
Eu estou numa vida corrida tão grande esses dias mas não poderia deixar de te contar como foi o passeio com minhas primas hoje, então eu vou te fazer um resumão:
Beijoooos e até a próxima 😘
Querido diário,
Hoje foi um dia cheio de aventuras, então perdoa-me se eu por
acaso esquecer de te contar algo. 😂😂
Nossa prima Jana Cana veio brincar junto com a gente, e ela nos
contou como ganhou aquele curativo no nariz, ela levou uma queda e caiu de cara
no chão, tadinha! 😔
Fomos recarregar a nossa energia, e uma mulher que passava
por ali resolveu fazer o mesmo, e ela disse que se sentiu energizada. 🌞
Jana tinha contado pra gente sobre as formas que ela ganhava
dinheiro, ela relatou que cobrava pelos desfiles de Agatcha Tcha, então apoiamos
o desfile de Virgulino Felino para uma mulher que estava nos espiando, ao final,
Jana que não é boba e nem nada, foi lá cobra-la, mas a mulher estava sem
dinheiro, porém ela disse que se tivesse pagaria pelo desfile do nosso primo. Arrasou,
Virgulino! 👏👏
Encontramos um moço que prometeu fretar um ônibus pra levar a
gente e todos os nossos primos para uma cidade da Bahia, ele disse que lá está
na época da manga, mas Virgulino ficou curioso, e queria saber se a gente ia só
comer essa fruta por lá, e em que local iríamos ficar, o moço respondeu que a
gente poderia ficar na calçada da casa dele (vê se pode?), e ele iria nos dar
manga. Virgulino não ficou nada satisfeito com a notícia, então o homem que
estava com ele contou que lá tinha cachoeira e várias outras frutas como caju,
abacate e cacau, a gente acabou lembrando das nossas priminhas Ju do Caju, Tati
Abacate e Cacau Floral. 🚌
Ouvimos várias histórias de um senhor que é muito rico, ele
é um bom motorista e já trabalhou para um dos caras mais ricos do Brasil, um
tal de Rockefeller. Ele fez aniversário e nem nos chamou para a festa, dá pra
acreditar? Segundo ele, teve champanhe e outras coisitas. Mas, o homem ao lado
desmentiu tudo sobre a festa de aniversário do senhor. Esse homem também nos
contou mais informações sobre o senhor, e ele disse que iria fazer um pix pra
gente em seu celular super tecnológico (O celular dele tinha botões, quanta inovação
né?). 😄
Virgulino reencontrou a sua noiva, e eles ficaram discutindo
os preparativos do casório. Posso adiantar que a festa vai ser ANIMAL: a decoração
e o bolo vão ter estampas felinas; eu, Jana e Roza iremos vestidas de gatinhas;
o look da dama de honra vai ser de oncinha. Já arrumamos o padre, a banda que
iriar tocar nesse evento e até um mecânico para a limousine do Senhor e Senhora
Felinos (Agora só falta a limousine kkkkkk). 😅😅
Aqui vai uma listinha das descobertas de hoje:
1- A futura esposa do Virgulino é pior que a Dona Flor e seus
dois maridos, ela já foi pedida em casamento por o senhor rico, e estava de olho
em uns novos hóspedes do andar (Tá passada?); 😨
2- Quem nasce em Carnaíba é preguiçoso, e lá o povo não faz
nada além de dormir e ir para festa; 😴💃
3- Roza Língua tem muita habilidade com cubo mágico; 👏
4- Virgulino Felino é daltônico; 🚦
5- Nós não temos boa memória para números de telefone; 😅
6- José e Maria é um bairro perigoso; 😖
7- A gente não sabe como lidar com assuntos constrangedores
(Palhaços para maiores de 18? Não! Nem temos idade pra isso!); 🔞
8 - O senhor rico é o dono do hospital; 💲💲
9- Só a gente consegue ouvir o trem chegar; 🚂
10- Segundo um rapaz, cobrar aluguel no hospital é crime. Ele
disse que leu isso em um cartaz. (Somos criminosos?) 😬😬
Eis aqui o cartaz:
Epa, pera aí! Aqui diz ATENDIMENTO e não ESPAÇO FÍSICO. (Ainda bem que não somos fora da lei!) 😅🙌
Ufaa! Chega por hoje né? 😆
Por enquanto é isso, meu querido e amado diário. Até a
próxima!
Beijinhos cintilantes da Cindy Land! 😚✨
Minha primeira atuação sem velhinho, foi também a minha primeira atuação mais musical de todas. Eu e a minha melhor companheira, Conceição Abdução 👽, começamos o dia no clima de carnaval. Era um tal de EU FALEI FARAÓOOO ÊÊÊ FARAÓ pra todo canto, notícias do carnaval de juazeiro que aconteceu amanhã e outras coisas mais acolá. Até que em certo momento, começamos a perceber que muita gente gostava mais de são joão. Trocamos o disco e começamos a organizar um grande evento. No último diário de Conceição Abdução 👽 vocês irão conseguir todas as informações importantes, mas não deixem de ir. Vai ser o melhor forró de todos os tempos do mundo do HU do universo, ok?
Muita gratidão!
Alô, Alô Marciano.
Hoje, conversando com nossos amigos do HU, eu e Mara percebemos que algumas pessoas gostam de carnaval, mas TODAS elas amam São João. Por conta disso, em prol do bem de todos e felicidade geral da nação decidimos organizar um grande evento, segue em anexo o convite.
Abdução&Carrara produçoes ® apresenta:
Atração: Flávio Jose
Concurso de dança valendo muito dinheiro.
Correio Elegante
Comidas típicas da cozinha do HU
Se você não for, só você (e a íris que não dá um centavo de atenção para a gente) não vai.
Por hoje é isso
Muito obrigada a minha prima Mara Carrara por dividir neurônios e veias musicais comigo, estar com você foi especial demais.
Um beijão, Conceição Abdução 👽
Deixa eu dançar, pro meu corpo ficar odara
Minha cara, minha cuca ficar odara
Deixa eu cantar, que é pro mundo ficar odara
Pra ficar tudo joia rara
Qualquer coisa que se sonhara
Canto e danço que dara
Na corrida dessa vida
é preciso entender
que você vai rastejar,
que vai cair, vai sofrer
e a vida vai lhe ensinar
que se aprende a caminhar
e só depois a correr.
A vida é uma corrida
que não se corre sozinho.
E vencer não é chegar,
é aproveitar o caminho
sentindo o cheiro das flores
e aprendendo com as dores
causadas por cada espinho.
Aprenda com cada dor,
com cada decepção,
com cada vez que alguém
lhe partir o coração.
O futuro é obscuro
e às vezes é no escuro
que se enxerga a direção.
Aprenda quando chorar
e quando sentir saudade,
aprenda até quando alguém
lhe faltar com a verdade.
Aprender é um grande dom.
Aprenda que até o bom
vai aprender com a maldade.
Aprender a desviar
das pedras da ingratidão,
dos buracos da inveja,
das curvas da solidão,
expandindo o pensamento
fazendo do sofrimento
a sua maior lição.
Sem parar de aprender,
aproveite cada flor,
cada cheiro no cangote,
cada gesto de amor,
cada música dançada
e também cada risada,
silenciando o rancor.
Experimente o mundo,
prove de todo sabor,
sinta o mar, o céu e a terra,
sinta o frio e o calor,
sinta sua caminhada
e dê sempre uma parada
pelo caminho que for.
Pare, não tenha pressa,
não carece acelerar,
a vida já é tão curta,
é preciso aproveitar
essa estranha corrida
que a chegada é a partida
e ninguém pode evitar!
Por isso é que o caminho
tem que ser aproveitado,
deixando pela estrada
algo bom pra ser lembrado,
vivendo uma vida plena,
fazendo valer a pena
cada passo que foi dado.
Aí sim, lá na chegada,
onde o fim é evidente,
é que a gente percebe
que foi tudo de repente,
e aprende na despedida
que o sentido da vida
é sempre seguir em frente.
"Bráulio Bessa"
Esse poema reflete e resume muito bem como foi a minha primeira experiência em atuar sem a ajuda da nossa velinha: a "super-barril" Maricota. Estávamos uma "pilha", porém dispostos a aprender com tudo que a nossa atuação tinha a nos ensinar. Foi realmente incrível todo esse processo. Aprendemos a aprender, na prática, que a vida é uma eterna mestra e é caminhando que se faz o caminho. Estou em paz e me sentindo mais preparado. Mas que fique claro que tivemos momentos difíceis, todavia eles são, com todo o respeito, professores que nos apontam caminhos a serem percorridos. Gratidão a todos!!! Foi incríveeeeeeelmente doloroso, mas essencial para minha evolução!!!