sexta-feira, 28 de outubro de 2022

Ana Cigana, Dom Malan, 12/10/2022

 Hoje foi um dia e tanto! 

Estive com os meus companheiros diante de crianças tão lindas e fofas, de recém nascidos que emanavam pureza e fragilidade, de pais cansados e ao mesmo tempo felizes. Eu os enxergava e só pensava "que sorte a minha estar aqui nesse dia, que momento especial." E antes de escrever esse diário, eu pensei num trecho de música que resume bem meu sentimento sobre essa manhã de primeira atuação: "Eu quero partilhar, eu quero partilhar, a vida boa com você", no caso, quero partilhar a vida boa, com vocês, com todos vocês. 






terça-feira, 18 de outubro de 2022

Pinkes Kilo, Instituto Dona Raimunda, 12/10/2022

 

"Se jogar no vazio", é o que posso dizer sobre o dia de hoje.

Pinkes Kilo não sabia o que esperar da primeira atuação, ainda que insegura, ela foi, com a confiança de estar acompanhada pelos melhores companheiros do mundo! 


Além disso tinha o público, e que público! Pinkes Kilo tem muito deles e foi perfeitamente conduzida por eles. Criança quer brincar, outras querem conversar, e é sobre fazer essas pequenas transições para colher um pouco de cada um. 



Foi bem doido, desafiador, alegre, profundo!💟

domingo, 16 de outubro de 2022

Amare- Lina, Dom Malan, 14/10/2022




 Nos abraços e nos sorrisos, eu me encontrei. 
Senti todo o amor me preencher naquele momento.
Tão puros e verdadeiros eram aqueles sentimentos.
E foi ali que me encontrei, 
Nos sorrisos, nos abraços e no amor.




Primeira atuação da Amare- Lina com a Cacau Floral e a Ju do Cajú 💛💗💛
Um dia realmente mágico que sempre guardarei no meu coração.

Núcleo do dia: AMOR


Chico Fuxico, Instituto Dona Raimunda, 12/10/2022

 Dia 12 de outubro de 2022, uma data memorável, dia das criança, mais do que isso, dia da primeira atuação de Chico Fuxico!


Confesso, o Chico estava um pouquinho nervoso, com algumas borboletas na barriga (cabiam muitas). Porém, foram necessários poucos minutos para que essa sensação caísse no esquecimento. Ao passar por aquele portão, Chico se deparou com inúmeros sorrisos frouxos, abraços singelos e falas tão honestas que só podiam vir de uma criança, "Tio, você já tá gordo, não pode comer mais". Cada uma dessas demonstrações de carinho, cada expressão de alegria vinda de um simples bater de barrigas fizeram cada segundo, cada gota de suor valer a pena!

Chico me contou que mal pode esperar pela próxima!

sábado, 15 de outubro de 2022

Agatcha Tcha, Instituto Dona Raimunda, 12/10/2022

 Primeira atuação com gostinho de quero  mais, ao ouvir o trenzinho indo embora a sensação que deu foi de dever cumprido e de não querer ir embora nunca mais. Muito feliz de ter compartilhado esse momento incrível com pessoas tão maravilhosas. As crianças me tocaram de uma forma tão linda que não consigo nem explicar, escutar uma delas falando: "tia, não queria ir embora, quero ficar com você" foi a coisa mais linda que já ouvi, sem dúvidas. 

Ansiosa pela próxima. 



sexta-feira, 14 de outubro de 2022

Edilete Empreguete, Instituto Dona Raimunda, 12/10/2022

O tão ansiado momento chegou, a minha primeira atuação! 

O coração pulsou em exagero desde o momento da chegada, gritos entusiasmados ecoavam pelo espaço "tem mais palhaço ali?!" "sim!", eu estava em pura ânsia de conhecer o novo, de brincar com as crianças, de me jogar no vazio e abraçar o que quer que encontrasse. Os pequenos são puros, então cada abraço, cada sorriso trocado, a empolgação, o constante "tia"... esses adoráveis e doces detalhes me trouxeram uma imensa alegria. Que prazer me fazer presente, estabelecer contato e saber que este, de alguma forma, produziu um pouco de afeto. Essas belas almas colocaram um grande sorriso em mim e acalmaram aquele coração que, a princípio, estava tão acelerado.



"É tão bonito quando a gente vai à vida

Nos caminhos onde bate, bem mais forte o coração"



Tati Abacate, Dom Malan, 12/10/2022

 (Confesso que me desacostumei um pouco com os diários, então decidi “costurar” algumas frases soltas que eu havia anotado após a atuação)



                                -------------


O dia tinha começado de um jeito estressante pra mim (e por motivos bem idiotas). Entretanto, eu tinha esperança de que isso melhoraria.


Assim que subi a energia senti que parte do meu corpo estava tensa, mas ainda assim estava disposta a me jogar no vazio e ver o que nos esperava naquele espaço. E quando me dei conta já estava - depois de três anos sem atuar - acompanhando os nossos novos melhores companheiros do mundo.


Com isso, dentre as várias festas que logo deduzimos que estavam rolando ali (já que haviam balões nas entradas e até mesmo placas com os nomes dos supostos donos das festas) descobrimos que existiam caixas que ascendiam luzinhas e criavam imagens que se moviam (um tal de celular que era usado pra fazer vídeos), donas de carruagens para bebês (que arrumaria uma moto para a Barbie, além de se oferecer para nos ensinar a andar de bicicleta), dois meninos estilosos com óculos que combinavam, um menino que vinha de uma cidade que era sobra de alguma coisa (Sobradinho) e até mesmo um quarto que era de um tal de Cascão, o qual, graças às pistas de Aline descobrimos que este na verdade era Roza Língua (usando blusa amarela, olhos amarelos e meia rosa, não tinha como ser outra pessoa né?).


Assim, entre passagem por outros vagões com pãezinhos que se bronzeiam em caixas com luzes azuis, e outros que faziam piadas e shows com filas enormes, o dia que tinha começado estressante terminou me trazendo uma estranha felicidade à qual eu não sentia a um bom tempo. 


E essa sensação de estar de volta foi ótima.












Cindy Land, Dom Malan, 12/10/2022.

Querido Diário,


O dia tão tão, mais tão esperado mesmo, chegou:


💃😍🎉 A MINHA PRIMEIRA ATUAÇÃO!  💃😍🎉


Em uma data tão especial, em um lugar com crianças e também mini-humaninhos, e com as melhores companhias! 💞💞





Fiz amizade com uma princesa, que disse que gostava de brincar de bonecas, e mostrou-me a Jéssica (uma das bonecas dela) e sua carruagem cor de rosa. Eu e Conceição Abdução também queríamos ganhar presente de dia das crianças, então fizemos uma lista. A pequena princesa nos disse que gostava de andar de bicicleta e prometeu que nos ensinaria a andar também. 🚴


Mais adiante, eu e Mara Carrara encontramos um pequenino escondido, e ficamos ali brincando de adivinhar o nome dele. Ah, você não vai acreditar, mas a Mara tem poderes de adivinhação, porém é limitado, ela conseguiu  adivinhar dois desenhos que o pequenino gostava de assistir. Depois, a Mara começou a conversar com o pequenino e eles explicaram para mim e Tião Longe do Chão o que era o Tik Tok. 😄


Logo após, passamos por um tal de corredor da foto, e fui convidada pelo Joca Paranoca e a Lêska Carnavalesca  para entrar na festa do Saci-Pererê, porém eu não tinha três pernas e piolho (é talvez eu possa ter piolho kkkk), mas consegui participar mesmo tendo duas pernas. Nessa festa, brincamos de esconde-esconde com um pequeno e depois fomos para a festa da Emília, lá eu desfilei e recebi o nome de Princesa Sofia. 👸💜


No corredor encontramos uma pequenina que nos convidou pra ir na casa dela, ela até explicou todo o trajeto, mas eu esqueci.😅😅 Só sei que vai, vai, vai, vai, aí dobra, acho que era isso. Ah, só não esqueci que ela iria comprar uma tal de pizza pra gente, ela contou que era um negócio redondo que tem queijo e pode ter vários sabores. 😋🍕



O trem chegou, e fomos para outra estação, e nessa tinha um monte de mini-humaninhos, alguns tinham poderes especiais. Lá tinha uma fila para chorar, e nela tinha um moço com um braço biônico que estava escondido com uma manta. Em um lugar, todo mundo se chamava Margarida, e em outro tinha dois mini-humanos nascidos da mesma mãe, e ela contou que eles brigavam dentro da barriga. Fomos convidados para um churrasco em um tal de Dom Avelar, e também para o show de um mini Nattanzinho, que um dia irá falar de amor.  💕


Ah, eu peguei dois mini-humaninhos lá. 😍 A primeira estava toda lindinha com uma linda tiara de lacinho, e o segundo estava com os olhinhos fechados, e começou a chorar, é acho que ele só queria dormir em paz. 😂😂 Confesso que foi um misto de muita alegria e medo. Eu queria trazer um pra mim, mas a mamãe dele não deixou… 💔 


Novamente o trem chegou, e dessa vez precisávamos voltar para casa, mas eu não vejo a hora de chegar a próxima aventura e conhecer as próximas estações! 😘😘





PIUÍ, PIUÍ, PIUÍ, ABACAXI! 🎵🚂🚂




Gema Jurema, Instituto Dona Raimunda, 12/10/2022

    Como dá um medinho começar algo novo, né? Dia 12 de outubro vai ficar para sempre marcado como nossa primeira atuação, a primeira atuação dos novinhos da turma X. 

    E em um misto de alegria, nervosismo e empolgação, nós levantamos os narizes e entramos no instituto com muito amor para dar. A melhor coisa desse dia foi ,sem dúvida, entender na prática como a simples presença dos palhaços pode mudar um ambiente, como as crianças se sentem livres para abraçar você, beijar você e até te perseguir com um pedaço de papelão hahahahaha.

Foi uma experiência mágica!!



Conceição Abdução, Dom Malan, 12/10/2022.

 Querido Diário,

Hoje dei mais um passo do começo da minha jornada dentro da UPI. MINHA PRIMEIRA ATUAÇÃAAAO, EBAA. Confesso que mal consegui dormir na noite passada de tão ansiosa e aterrorizada (para não perder o costume) que estava. Enfrentar as infinitas possibilidades que compõe o desconhecido sempre evoca sentimentos que eu ainda tô aprendendo a lidar, ao mesmo tempo que me dá medo também me instiga a testar até onde consigo chegar. É sempre um desconforto confortável! Estranho.

Subimos a energia (ao som de Harry Styles hahaha), levantamos as máscaras, atravessamos o portal, e magicamente parecia que a minha mente tinha esvaziado, eu só tava ali vivendo o aqui-agora (me dei conta disso no fim da atuação). Só consigo pensar em duas explicações para isso:


1. Magia de palhaço

2. Muita confiança nos meus melhores companheiros (muita mesmo, viu?! kkkkkk)


Fomos lá e foi legal demais. Bem mais confortável do que achei que seria. Me senti acolhida e fiquei impressionada com tamanha receptividade de todos que interagiram conosco. Acredito que foi um bom começo, e agora estou ainda mais animada para descobrir o que encontrarei nos próximos passos dessa caminhada. 


    

    

Vou aproveitar a oportunidade e deixar aqui a lista de tudo que eu descobri que quero de presente de dia das crianças.


1. Quero toda noite dormir um sono tranquilo igual o dos bebês que já saíram do forno dos bebês sabendo dormir, sem ninguém precisar ensinar. 


2. Quero uma carruagem rosa, idêntica a da boneca Jéssica, para nunca mais precisar andar a pé. 


3. Quero nunca perder a capacidade de sentir a energia de palhaço, ela é tão potente que faz até os dedos formigar. 

 

4. Quero que todas as crianças do mundo, incluindo as que moram no coração de alguns adultos, só passem na fila do choro se for para chorar de rir.


Beijão,

Conceição Abdução. 👽


“Chega feito Lua cheia, incendeia de feitiço

Minha rua inteira, meu juízo

Venta e me leva inteira, de sorriso incandeia

Pisa o pé descalço na areia”



quinta-feira, 13 de outubro de 2022

Joca Paranoca, Dom Malan, 12.10.2022

 Núcleo do Dia: CRIANÇAS!

Hoje foi o dia das Crianças e dos novinhos, o dia tao esperado por todos esses rostos lindos que tive a honra que conhecer, os rostos dos meus novinhos e dos novinhos do Dom Malan, todos crianças, buscando a felicidade, o olhar, o colo e o carinho do amigo. Eu, Joca Paranoca pude atuar ao lado de ilustres irmãos do 10º andar, minha irmã Leska Carnavalesca ganhou um desenho, andamos por vários vagões, tivemos a primeira experiência com pessoas do quarto Saci, certamente vamos desenvolver novas habilidades depois desse momento com crianças tao ímpares. Fizemos fotografias diversas, mesmo sem saber direito do que se tratava isso! Para alguns, foram os primeiros passos nos corredores de um hospital! Para todos, os passos mais punicos que já deram em toda a sua vida! No final do dia, votamos para o começo, as máscaras foram guardadas e eu pude ver no olhar dos meus companheiros que a UPI vive, revive, renasce, criança que cresce e floresce, que ama, brinca, se joga no vazio com coragem e peito aberto. Por fim, digo com toda certeza que esse dia será o começo de uma jornada muito linda!! Vamos que vamos, que o trem vai passar!




Lêska Carnavalesca, Dom Malan, 12/10/22.

 



A minha primeira atuação foi mágica! Iniciou-se em uma mistura de ansiedade com medo de não dar conta do que o dia de hoje esperava de mim (ou será do que eu esperava do dia)… no fim, foi mais do que eu esperava, eu fui mais do que eu esperava que fosse, meus parceiros e amigos de atuação foram impecáveis, trouxeram conforto, alegria, disposição e vontade de fazer desse dia o melhor dia para aqueles ali presentes, cada criança me energizava, cada mamãe e acompanhantes me davam uma vontade imensa de conversar, trouxeram para a minha quarta um dia colorido, e quando eu sentia que a minha energia estava baixando ao trocar de sala eu me revigorava novamente e em cada conversa me surgia uma nova ideia de jogo e era risada garantida no rosto daqueles em que eu admirava. A palavra do dia é felicidade! Sem dúvidas.

quarta-feira, 12 de outubro de 2022

Mara Carrara, Dom Malan, 12/10/2022.


A minha primeira ação teve um gostinho mais do que especial, afinal, dia doze de outubro é dia das crianças. De início, inevitável não sentir um tico de medo do novo, mas aos pouquinhos tudo foi se encaixando e o dia ficou muito mais lindo. O primeiro abraço recebido, fez eu descobrir mais de tudo aquilo que Mara Carrara é e ainda vai ser. Sinto que a jornada ainda está só começando e que delícia que não é, estar no meio do caminho?
Por fim, gostaria de finalizar o meu primeiríssimo diário de bordo, enviando uns VÁRIOS MUITOS beijos virtuais pros meus companheiros de ação. Sem vocês, nada disso teria sido tão perfeito. Obrigada.