segunda-feira, 25 de abril de 2016


Edital do Processo Seletivo 2016:


Façam o download do arquivo em formato word e reenvie os anexos devidamente preenchidos para nosso e-mail (vide edital), não esqueçam de ler TODO o Edital, pois ele possui todas as informações necessárias nesses primeiros passos!!

Qualquer dúvida, estamos aqui para tirá-la!!
Unidade de Palhaçada Intensiva

quarta-feira, 20 de abril de 2016

Tira-dúvidas UPI


Boa tarde, galeraaa!!!
Como as inscrições estão prestes a começar, voltamos com nosso tira-dúvidas que foi feito para sanar algumas das dúvidas mais frequentes em relação ao nosso projeto! Se depois de ler você ainda tiver alguma dúvida, sinta-se a vontade para perguntar nos comentários :D

O que é a UPI?
A Unidade de Palhaçada Intensiva é um projeto de humanização hospitalar que enxerga que o ser humano merece cuidado para além das suas enfermidades físicas. Para nós também é muito importante cuidar do lado emocional do paciente e familiares e quebrar o ambiente rígido e frio do hospital. Para nós é importante encontrar o outro, não apenas no sentido de estar no mesmo ambiente físico mas no sentido de realmente desenvolver uma ligação com ele; A UPI não é somente fazer rir, a UPI trata principalmente desse encontro e o riso é uma das consequências dele.
Como surgiu a UPI?
A UPI, nascida em 2011, é um projeto de extensão vinculado à UNIVASF, criado por grande esforço e dedicação de estudantes e professoras na Universidade.
O que é o palhaço?
Simbolizado pela dilatação dos aspectos, ingênuos, puros e humanos, portanto ‘estúpidos’ do nosso próprio ser, está o clown (nome em inglês para palhaço). O palhaço não é um personagem, não tem script, não tem roteiro. O palhaço somos nós mesmos, num estado de prontidão, que nos permite expressar as nossas potências e fragilidades. Para isto, passamos por uma oficina de formação para desenvolver as ferramentas necessárias para as atuações.
Quem pode participar?
Para participar da UPI, é preciso ser estudante dos cursos de medicina, enfermagem, farmácia ou psicologia. Pode ser quem está entrando agora ou quem já conhece a Univasf de outros carnavais, todo mundo é bem-vindo!
Como são as atividades?
Há reuniões quinzenais com todos os integrantes do projeto e atuações semanais. A atuação, que é como chamamos a nossa intervenção no hospital, normalmente é feita em duplas ou trios em 3 hospitais da região: o nosso hospital de ensino, o HUT, o Hospital Dom Malan e a Maternidade de Juazeiro. Focamos principalmente nos pacientes e acompanhantes, mas frequentemente há interação também com os profissionais de saúde do local e também com pessoas que não estão envolvidas diretamente com o processo saúde-doença, como por exemplo os profissionais técnico-administrativos. É possível acompanhar a experiência de cada palhaça e palhaço no nosso blog.
Mas eu tenho perfil?
Para nós, o que é importante é ter o coração aberto. O hospital pode ser um ambiente hostil e opressor para quem está internado. Cada interação com cada pessoa é diferente, e para isto é fundamental ler cada pessoa, ler cada ambiente. Ao contrário do que se possa imaginar, para ser palhaço na UPI não é obrigatório ser engraçado ou extrovertido. O que precisa é querer encontrar outro ser humano, é se conectar com outro ser humano. O que precisa é estar aberto ao que surge desse encontro e ao que o outro tem a oferecer. Cada palhaço é de um jeito, e todos são importantes. Se você se acha tímido, mais reservado ou não se acha engraçado, não tem problema! Aqui na UPI tem lugar pra você também!
Por que fazer?
É bom fazer se você acredita na humanização dos ambientes hospitalares e dos profissionais de saúde. É bom fazer se você quer mudar um pouco essa realidade. É bom fazer porque é uma grande experiência pessoal e acadêmica. É bom pro outro e bom pra gente.

Quais espaços nós ocupamos? 

A UPI, além do setor hospitalar, já marcou presença em eventos que pautam Saúde pública, como a Semana do Bebê, em Juazeiro, em edições do Encontro Nordestino de Práticas Complementares no SUS, durante o Fórum Antimanicomial, dentre outros; por acreditar na Humanização do SUS, na sua construção por meio do contato, do encontro, do estabelecimento de relações. Além disso, há o Congresso “Saúde, Cultura e Arte”, do qual membros nossos participam há alguns anos e onde apresentamos trabalhos científicos sobre a nossa atuação na região e os diversos impactos que ela tem causado. Este congresso também envolve formação, oficinas, rodas de conversa. Em 2015, sediaremos a 6ª Edição, mostrando, através do contato, dos olhares mais brilhantes e dos corações mais abertos, o calor do pessoal aqui do Vale a outros clowns do Brasil!

E por último mas não menos importante::: DOEM LIVROS!
Nosso processo seletivo que vai ser divulgado hoje ~AEEE~ é composto por várias etapas. Depois que passarmos por todas elas, entraremos no processo de formação dos novos Clowns!! Para que ocorra essa formação, contratamos um profissional de fora da UNIVASF para que ele possa ministrar a oficina de formação. A oficina tem um custo, e para facilitar o ingresso das novas pessoas, nós fazemos algumas atividades para arecadar dinheiro e diminuir esse custo. Uma dessas formas é atraves da nossa banca de livros, que montamos com livros doados e vendemos por preços baixos dentro da faculdade. A banca será montada no começo desse semestre que está prestes a começar :) Se você tiver algum livro que não queira, algum livro que tá só acumulando espaço na sua estante e não vai servir mais pra você, doa pra gente! Se estiverem na sua cidade curtindo as férias, chequem as estantes das famílias, e tragam pra gente! Serve qualquer livro, seja acadêmico, literatura, xerox... Receberemos com muita alegria! Ajudem a formar um palhaço e espalhar alegria e carinho pelos hospitais daqui do sertão!
Já tem um livro e quer entregar? Você pode entrar em contato com qualquer integrante da UPI!! =D




segunda-feira, 11 de abril de 2016

Pepita Clorofila, HUT(2 andar), 31/03/2016

Hoje, assim que chegamos no setor fomos requisitadas a visitar Sr Anderson, um menino muuuuito tímido de 11 anos( era o mais jovem de todo o setor), mas, nem queria nos dar bola... Tentamos, tentamos... Conversamos com seu tio do boné vermelho, mas Anderson continuou difícil, dificílimo. Porém, ao contrário de Anderson, conhecemos nossa sogra( minha e de minhas melhores companheiras), pensa numa mulher maravilhosa, simpática, ameiiii nossa conversaaaa enormeeee que hora falávamos de política time Dilma x Bolsonaro, ela era Dilma doente, já o marido odiava kkkkkkk. Mas Dilma ganhou( pelo menos naquele quarto). E outras horas falávamos dos filhos dela, vimos as fotos, tiramos fotosss! Foi incrível! 
Assim que saímos do quarto da sogra, formos ao quarto onde estava um presidiário( que não me recordo o nome) e lá continuou nossa pesquisa Dilma x Bolsonaro... Ele disse que todo mundo era ladrão e roubavam mais que ele(rs). Foi minha primeira atuação com presidiário, fiquei um pouco tensa, mas logo tudo fluiu naturalmente. Mais um dia intenso e maravilhoso! 

Pepita Clorofila, HUT(1 andar), 31/03/2016

Olá querido diário! 
Hoje a atuação foi babado, confusão e gritaria. Mentira! Mas, foi top demais. Seu Francisco chamou minha atenção e ganhou meu coração contando suas mais diversas histórias de galanteador, poeta e cheio do charme. Incrível poder conversar com pessoas de tantos tipos diferentes e cada com com sua particularidade... Seu Francisco além de muito galanteador, nos ensinou um pouquinho de suas experiências de vida, e nos deu várias lições de moral. Que coração bom! Que conversa boa!

domingo, 3 de abril de 2016

João Negresco HUT 03/04/2016

E essa televisão linda?
Ah meu fi é pra assistir as coisas, a novela, a missa. Hoje mesmo eu assisti a missa.
Eu não gosto muito de arroz não, prefiro macarrão.
E a sra gosta de feijoada?
Ave Maria dou a vida!
E feijão tropeiro?
Ave Maria dou a vida!
E maçã?
Maçã eu não posso comer por causa dos dentes.
E um mingauzinho?
Ave Maria dou a vida!

Sobre um encontro que mostrou mais uma vez que cuidar do outro é cuidar de mim**

Em outro quarto duas pessoas estavam bem disponíveis. Foi lindo, a mãe e a filha acolhendo a gente com o maior amor :') #emocionado. Nós conversamos tanto! O celular da menina tava todo trabalhado nos hits do momento e só passava música boa tipo aquela do desce novinha com a mão no joelhinho =D Falamos sobre as festas que acontecem na cidade, a menina era toda trabalhada nos reaggues, não perdia uma festa! O final de semana dela começava na sexta com o paredão e só acabava domingo com o pagode, adoro pessoas assim! Cada hit que passava no celular eu começava a cantar, foi muito legal ^^
Nós tivemos uma conversa bem legal e bem sincera. Eu até contei a ela do meu probleminha de joelho e mostrei que tinha ficado tudo bem pra fortalecer a mentalização de que com ela tudo vai ficar bem também!
A mãe dela é super carinhosa.

Por algum tempo esse será meu último diário, e eu só tenho que agradecer pelos momentos lindos (como o de hoje)  que vivi no projeto, e pelo enorme crescimento pessoal que tive. Agradecido.

Núcleo do dia: Pai, meu pai/meu pai do céu/meu pai do céu/eu quase me esqueci/me esqueci/que teu amor vela por mim (e por nós)/que seja sempre assim ☊ ♪ ♫ ♩ 


desde o dia em que nasci logo aprendi algo assim: cuidar do outro é cuidar de mim
cuidar do outro é cuidar de mim. Escuta, escuta, o outro e a outra já vem
escuta e acolhe cuidar do outro faz bem ☊ ♪ ♫ ♩


sábado, 2 de abril de 2016

Vanda Lavanda, M. de Juazeiro 29.03.16

** 1 ano de um ciclo que me fez re-nascer Rebeca 
1 ano de vida, bem vivida, pra Vanda Lavanda.  Viva Viva!! **


"tem coisa mais doce
que alguém te cativando o tempo todo?
ir minando aos poucos
sua defesa própria
tem coisa mais forte
que alguém te invadindo aos poucos?"


A atuação de hoje me fez relembrar muito do que vivenciei há um ano, e quão maravilhoso foi perceber que mesmo com o passar do tempo não há nada melhor que ser invadido e cativado a cada dia. 


ps: muito amor, muita leveza e muito carinho disponíveis nas próximas invasões, amém!

Lilica Amendoim- Maternidade- 29.03.2016

-
"(...)Por entre fotos e nomes
Os olhos cheios de cores
O peito cheio de amores vãos
Eu vou
Por que não, por que não?" *




*Sobre as motivações para cada atuação (pelo menos a maior parte delas, eu tento...).